Saturday, September 8, 2007

A Primeira Noite de Um Homem

Inflamado pelas músicas Simon & Garfunkel, eu peço perdão, mas tenho que resenhar The Graduate.


A começar por uma das melhores trilhas sonoras existentes. Entretanto, o que define a qualidade de uma trilha sonora? Não é apenas a qualidade das músicas por si só, mas como elas interagem com as cenas e com as personagens e suas ações, reações e emoções. E então, tem-se uma ótima trilha sonora, conciliando todos estes fatores. "A Primeira Noite De Um Homem" consegue trazê-los à tona maravilhosamente bem. Simon & Garfunkel tornaram-se parte do filme, eternizado com o Oscar de Melhor Diretor, Grammy de Melhor Trilha Sonora e outros cinco Globos de Ouro, fora as indicações tantas outras.

Dá-se uma situação brusca do recém formado Benjamim Braddock (Dustin Hoffman) que é seduzido por uma amiga (Anne Bancroft) de seus pais e, posteriormente, se apaixona por sua filha. Triângulos amorosos são uma figura comum aos enredos de cinema da época, mas este destacou-se por envolver a disputa entre mãe e filha por um rapaz que não sabe o que será seu futuro.

Metaforicamente falando, é fácil traçar um paralelo entre a vida contemporânea e as voltas que o filme propõe. As disputas entre a experiência e a novidade, a fugacidade da juventude, qual das duas é a melhor? Há algo melhor? Obviamente, perguntas como estas não têm uma resposta direta, tratam-se de pontos de vista de situações distintas. Depende.

Recentemente, foi produzido um filme que apresenta uma pseudo-continuação para "A Primeira Noite de Um Homem", estrelado por Jennifer Aniston e Kevin Costner, "Dizem Por Aí..." propõe que o roteiro de "A Primeira Noite de Um Homem" foi inspirado na história da família de Sarah Huttinger (J. Aniston) e que sua avó seria a própria Mrs. Robinson que, no outro filme, seduzira Ben Braddock. Entretanto, são apenas boatos. Propondo um final diferente do roteiro original do filme, "Dizem Por Aí..." torna-se um ótimo filme para complementar "A Primeira Noite de um Homem", embora não seja realmente necessário.

No comments: