Wednesday, February 20, 2008

Antes do Amanhecer

Diálogos persistentes em grandes e longas seqüências extremamente naturais. E tudo isso Antes do Amanhecer.

Não poderia fazer uma crítica imparcial sobre esse filme, eu me apaixonei por essas duas personagens bem desenhadas no filme. A história casual de um casal ao acaso que, por acaso, houve de se encontrar num trem a caminho de Viena. Celine, a francesa intelectual que fala mais de uma língua, e Jesse, o típico americano limitado em viagem pela europa. Primeiras impressões nem sempre ficam.
Eu gosto muito de analisar o nome das personagens de um filme. E esse filme, ao dizer os nomes (o que ocorre uma vez, apenas) ainda dá a dica de qual interpretação pode ser mais apropriada. Jesse é o bandido forasteiro que vem roubar a mocinha que estuda na La Sorbonne.
É piegas demais dizer que fez-se um guia para futuras paixões incendiárias? Segui-lo, porém, machuca os corações envolvidos. Uma faísca logo que desata no gás a brilhar e brilhar e brilhar até que não faça mais sentido brilhar sem ter combustível.

Sim, estou enrolando, é que não quero revelar nada sobre o filme.
E raro, mas nem tanto, há uma continuação tão boa quanto o próprio filme, Antes do Pôr-do-Sol, e muitas emoções e um pouco de política de novo.

P.S.: São dois dos meus filmes favoritos, mas não vou fazer resenhas sobre eles, exatamente por esse motivo.

1 comment:

Anonymous said...

Concordo, o bom dos filmes é sentir junto com os personagens cada minuto do tempo limitado entre eles.

Acho interessante tentar vê-los em seqüência, ou não esperar muito tempo para ver a continuação, já que o segundo filme trabalha com bastante lembranças do primeiro e alguns detalhes podem ser esquecidos.