Thursday, September 6, 2007

Donnie Darko

"- Why are you wearing this stupid rabbit suit?
-Why are you wearing this stupid man suit?"


Metafísica em sua essência. O que é real? Quais são os valores morais que realmente importam, ou, valores morais realmente importam? A partir de uma estrada, Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) começa sua história acordando no meio do nada, num vazio tranqüilo. E volta para a cidade sorrindo e observando-a. Talvez uma metáfora para o renascer de si mesmo, a renovação, um novo Donnie.

Algumas reflexões expostas diretamente, algumas opniões, inclusive metalingüísticas, no filme, algumas tiradas com um humor pungente e inteligente permeiam as atuações de nomes como Drew Barrymore e Patrick Swayze, entre outros. Destaque para um diálogo um tanto machista acerca da sociedade dos Smurfs, teorias conspiracionistas e detalhadamente compostas pelas grandes mentes criadoras, ou pelas grandes mentes que imaginaram-nas. Outro ponto alto do filme é a trilha sonora que, basicamente, contém sucessos do final dos anos oitenta e prepara o clima adequado para os diálogos e as proposições que o enredo levanta.

Brincando com o tempo e com as reações psicossomáticas das personagens, o roteiro de Donnie Darko, apresenta voltas e rodopios em torno da própria mentalidade do protagonista. Suportando acusações indescritas, a pressão que a família faz inevitavelmente, a relação estranha com uma nova conhecida, a alienação provocada por um autor de auto-ajuda na sua escola, e Frankie, um homem-coelho que aparece no seu espelho e, posteriormente, ao seu lado e à sua volta, seu novo amigo imaginário; Donnie vê sua casa ser atingida pela turbina de um avião. Mas ninguém saiu ferido, aparentemente.

À semelhança de Quem Somos Nós? (What The Bleep Do We Know?), Donnie Darko traz uma reflexão geral sobre a realidade em si. Sobre a situação a que a sociedade e as relações humanas chegaram. Distinguindo-se daquele no ponto em que toca à obviedade com que tais assuntos são tratados, até considerando o formato dos filmes. Donnie Darko traz uma abordagem mais direta da problemática que a dúvida da realidade gera, e o documentário mostra fatos sobre a realidade e as pequisas acerca de física quântica e seus vértices. O que é a realidade, afinal? Qual é a real linha de tempo que o espaço pode observar? Tudo é possível? E porque não?

No comments: